Mãe vê avanços da filha em escola municipal: "já se vê a diferença"

11/8/2017, 12:42h
Sua filha Luana Gomes, 12 anos atualmente cursa o 4º ano

Na tarde de lançamento do Jornal “Mundo do Acelera”, na Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres, uma mãe roubou a cena. Diante das falas oficiais, Jucineia Gomes pediu espaço. “Minha filha não sabia ler. Ela estudou num colégio particular durante um ano e do jeito que entrou, saiu. Há um ano, eu vim morar no Aviário. Matriculei ela aqui no início deste ano e já se vê a diferença”, afirmou.

Sua filha Luana Gomes, 12 anos atualmente cursa o 4º ano, é uma dos alunos que escrevem o jornal. “Pra mim, a maior diferença é a dedicação do professores. Lá, eles não davam atenção às dificuldades individuais dos alunos”.

Iniciativa do projeto “Acelera Brasil”, o jornal é formado por alunos de diversas turmas e que apresentam distorção idade-série, com intuito de fomentar a leitura e a escrita neste jovens para, assim, corrigir essa diferença. Caso o aluno apresente melhora nas competências e habilidades necessárias, ele pode ter, efetivamente, um avanço de até duas séries.

Em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Secretaria de Educação desenvolve também o “Se liga”, que visa melhorar os índices de aprendizagem nas escolas da Rede Municipal, respectivamente.

Segundo Lisandra Sampaio, coordenadora dos programas em Feira de Santana, o “Se Liga” atendeu 19% da Rede Municipal no ano passado e 98% dos alunos contemplados foram alfabetizados nesse período.

O prefeito José Ronaldo esteve presente no evento, após realizar visita a São Paulo juntamente com a secretária de Educação, Jayana Ribeiro, para observar o desenvolvimento proporcionado pelos jornais na região paulista. Ele afirmou que ficou surpreso com o potencial das atividades.

Fotos: Washigton Nery